Como funciona o Banco de Horas?

O que é o Banco de Horas

Banco de Horas é um sistema de compensação de jornada previsto em lei, onde em várias situações ele é o modelo ideal de controle de jornada, pois acaba sendo benéfico tanto para empresa quanto para o colaborador.

O funcionamento é bem simples, basicamente o banco de horas é um regime compensatório, ou seja, cada funcionário tem um horário a cumprir, nos dias em que o funcionário trabalhar além da sua carga horária prevista, esse crédito é adicionado ao seu banco horas, nos dias em que ele trabalhar um carga horária reduzida ou faltar, seu saldo é reduzido.

As horas negativas são como "dívidas" e as positivas como um saldo, por isso o nome "Banco de Horas", é de certa forma uma poupança de horas trabalhadas.

Essa flexibilidade acaba sendo benéfica para ambos os lados, o funcionário por exemplo pode utilizar suas horas extras para folgar ou encerrar o expediente mais cedo em certos dias, ou até mesmo negociar seus horários de forma mais flexível. Para a empresa, é redução de custos, pois a hora extra que seria paga em dinheiro pode ser convertida para folgas ou redução de jornada.

Relógios em vários fusos horarios

Vigência do Banco de Horas

O artigo 59 da CLT diz que o banco de horas pode durar até um ano, há um momento onde o saldo não pode mais ser compensado, ele deve ser pago e uma nova contagem é iniciada.

Caso ocorra uma rescisão do contrato de trabalho antes do final do ciclo do banco horas, seus saldos devem ser considerados para o cálculo de rescisão ou seja, o funcionário deve receber suas horas extras no valor da remuneração na data da rescisão.

Apesar do banco de horas ser uma solução amplamente utilizada, nem todas as empresas estão aptas para esta modalidade, por isso é importante que o profissional de RH e DP sempre fique sempre atento as legislações vigentes, sindicatos e suas convenções coletivas.

Limites de horas extras

Antes da Reforma Trabalhista que entrou em vigor em novembro de 2017, não era permitido realizar mais de duas horas extras por dia.

Atualmente é possível realizar mais de duas horas extras por dia e adicionar esse saldo ao banco de horas do colaborador.

É importante ficar atento sobre as convenções coletivas e sindicatos, pois para algumas categorias há o limite de 10 horas de trabalho no dia, ao ultrapassar esse limite o empregador deve pagar as horas extras excedentes em vez de contabilizar no banco de horas.

Por exemplo: um funcionário que possui a jornada semanal de 8hrs diárias e realiza 3 horas extras no dia, poderá ter 2 horas extras inclusas no seu banco de horas e a 1 hora restante deve ser paga no fechamento da folha.

Modernização do controle de banco de horas

Apesar das vantagens do banco de horas, fazer o controle manualmente no dia a dia é uma tarefa desafiadora devido as atualizações diárias.

Ao longo de anos houve o habito de utilizar planilhas em excel para controlar os saldos dos colaboradores, no entanto a ferramenta ainda possui algumas desvantagens como a alta carga de trabalho para equipe responsável por inserir as informações e manter todos os dados atualizados. A falta de automatização também pode causar erros e falhas durante a contabilização das horas.

Alguns relógios de pontos tradicional oferecem softwares de apoio para auxiliar nesse controle, mas é comum se deparar com algumas limitações, já que na maioria dos casos o foco dos relógios de ponto tradicionais está apenas na marcação e oferece pouco suporte a rotinas de tratamento, fechamento e auditoria.

Nos últimos anos com a modernização da web e a chegada de novos recursos como a computação nas nuvens, uma nova geração de sistemas modernos surgiram para substituir os tradicionais relógios de ponto biométricos.

Reconhecendo esta evolução, em 2011 o Ministério do Trabalho publicou a Portaria 373 que criou regras e regulamentou os sistemas alternativos de controle de jornada, a partir dai uma modernização em massa começou a ocorrer, dentre várias novidades a principal delas é que desde 2011 é legalmente permitido registrar o ponto eletrônico em dispositivos como Tablets e Smartphones, desde que o sistema cumpra todos os requisitos das Portarias 1510 e 373, que é o caso do PontoSimples.

Como controlar o banco de horas no PontoSimples

Nesta parte do artigo iremos mostrar como é simples manter o controle do banco de horas utilizando controle de ponto do PontoSimples.

Após o cadastro da equipe no sistema, cada pessoa terá seu próprio acesso e pode registrar o ponto em seus celulares e o próprio sistema vai realizando todos os cálculos necessários de forma automática, oferecendo aos gestores diversos relatórios em tempo real da situação da sua equipe.

Todos os cálculos de horas extras, faltas, abonos, férias, folgas, adicionais noturnos e etc, são feitos pelo sistema reduzindo drasticamente a carga de trabalho dos gestores.

Com apenas 1 clique o gestor acompanha em tempo real como está os saldos de horas da sua equipe, evitando assim surpresas com altos custos de horas extras durante o fechamento do ponto, confira na imagem a baixo.

Banco de Horas em tempo real
Clique na imagem para ampliar

Se você ainda não utiliza um sistema moderno de controle de ponto, você certamente está deixando de ganhar muito em produtividade, organização e controle. Para saber mais sobre o PontoSimples acesse pontosimples.com

Todas as empresas podem utilizar, desde pequenas equipes de menos de 10 funcionários até várias centenas de funcionários, o PontoSimples possui clientes em todas as regiões do Brasil e possui planos a partir de R$ 50 mensais.

Banco de Horas para reter talentos

Descontar as horas extras com folgas, além de reduzir o custos é também uma medida que contribui para retenção de talentos, visto que flexibilidade no trabalho é uma questão cada vez mais valorizada pelos profissionais, principalmente os mais qualificados.

Controlar as horas trabalhas através do banco de horas permite negociar horários de forma mais flexível, permitindo que o funcionário possa utilizar suas horas extras para tirar folgas ou encerrar o expediente mais cedo em certos dias. Essa flexibilidade e transparência nas horas trabalhadas contribui para que os colaboradores se dediquem a continuar fazendo parte do negócio.

Desafios ao adotar o Banco de horas

Um sistema de controle de ponto moderno reduz drasticamente os desafios na adoção do banco de horas, mas há fatores humanos que necessita de atenção, principalmente se a equipe nunca teve o habito de registrar as horas trabalhadas.

Diariamente a equipe precisa seguir um protocolo simples de: registrar o inicio, fim e os intervalos do expediente, realizando basicamente 4 marcações no dia. É uma tarefa simples do cotidiano, mas há alguns fatores humanos que podem atrapalhar essa rotina.

Certamente o erro mais comum é o de esquecimento da marcação, ocorrendo principalmente nos primeiros dias de uso, já que o habito de registrar o ponto ainda não se consolidou, na maioria dos casos este erro deixa de ser frequente na segunda semana de uso, podendo se estender por mais alguns dias dependendo da disciplina da equipe.

Em dias agitados a pressa para iniciar o expediente ou o cansaço do final do dia contribui para o erro, um outro equívoco bem menos frequente mas ainda sim preocupante é o registro de ponto em duplicidade, que também pode ser agravado por rotinas pesadas, neste caso o que ocorre é justamente o controle, o colaborador fica na duvida se registrou o ponto e realiza novamente.

Para evitar que que esses erros ocorram o PontoSimples também envia lembretes de ponto para sua equipe nunca esquecer de registrar as marcações corretamente, além de fornecer várias funcionalidades em todas as etapas do processo: marcação, tratamento e fechamento de ponto, tornando o controle de ponto uma tarefa realmente simples, até mesmo para grandes equipes.

Lembrente da hora de registrar o ponto
Sobre Equipe PontoSimples
Nós somos uma HR tech, com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de pequenas e médias empresas. Nascemos há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática. Desde então temos trabalhado fortemente para que nossos produtos evoluam junto com os nossos clientes, pois entendemos que diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas tem mais tempo para as pessoas. Atualmente nossas soluções abrangem plataforma de gestão de departamento pessoal, contratação e gestão de benefícios, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.